LIGIA
AGUILHAR - O ESTADO DE SÃO PAULO - 16/04/2013 - SÃO PAULO, SP
Cansado
de ver os cursos da prestigiada Universidade de Stanford limitados a uma
parcela pequena de alunos privilegiados, o professor do Instituto de Computação
e Engenharia da Universidade, Amin Saberi, criou um projeto para levar as aulas
da instituição para a internet gratuitamente. Na segunda-feira, 15, ele lançou
a NovoEd, startup desenvolvida em parceria com sua aluna de PhD Farnaz Ronaghi.
Já
estão disponíveis no site cursos sobre criatividade, empreendedorismo,
finanças, dentre outros. São sete cursos gratuitos para o público em geral e
outro dez especialmente para alunos de Stanford.
A
diferença do NovoEd e outros sites similares de educação à distância é um maior
apelo para a interatividade. As aulas são criadas com base em exercícios
realizados em grupo que obrigam os alunos a trocar ideias, validar o trabalho
do outro e simular ao máximo o ambiente de um aula tradicional.
A
ideia surgiu após Saberi conversar com outros professores de Stanford e
descobrir que a maioria tinha vontade de levar seus cursos para a internet, mas
não o faziam por achar que o modelo tradicional não permitia o nível de
interatividade que eles desejavam.
Para
combater o isolamento das aulas online, os cursos têm como premissa estimular a
interatividade entre os participantes. Ferramentas como o Google Hangout,
Twitter e Facebook são alguns dos meios usados para colocar os alunos de
diferentes partes do mundo em contato e, muitas vezes, formar grupos para fazer
atividades. ”Juntos, os estudantes criam uma força que mantém a atenção, o
interesse e o engajamento durante a aula”, diz Saberi no site.
O
modelo da startup foi testado por meio de uma plataforma criada no site da
Universidade de Stanford chamada Venture Lab. O curso “Empreendedorismo
Tecnológico” atraiu 40 mil estudantes de 150 países na fase de testes. Segundo
o professor, durante as aulas os alunos formaram equipes para executar
projetos. Os 200 melhores grupos encontraram mentores para ajudar no
desenvolvimento de planos de negócios e as 20 melhores ideias fizeram um pitch
para investidores. Ao final do curso, muitas empresas foram criadas e chegaram
a receber investimento.
O
sucesso estimulou aluna e professor a se dedicarem ao desenvolvimento da
startup lançada ontem na internet. A NovoEd recebeu investimento semente de
cinco fundos e diversos investidores-anjo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário