segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PESQUISA ABE-EAD 2011



A Associação Brasileira de Estudantes de Educação a Distância ABE-EAD realiza pelo terceiro ano consecutivo, uma pesquisa de satisfação com alunos de graduação a distância, cujo objetivo é extrair dos próprios estudantes sua percepção do melhor e do pior no contexto do curso que está fazendo. A intenção é descobrir quais os pontos fortes e fracos dentro de cada IES e contribuir com a constante busca da melhoria na oferta da educação a distância.
Pela primeira vez foram incluídos os cursos de graduação EAD ofertados por instituições públicas, o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Os dados surpreenderam a toda direção da ABE-EAD pela fragilidade e precariedade do sistema, falta de infra-estrutura básica como laboratórios para oferta de diversos cursos e o alto grau de insatisfação dos discentes que chamou a atenção para a necessidade de uma urgente reforma no modelo público ofertado. As instituições foram avaliadas em 7 áreas:
- material didático
- professores e tutores
- avaliações/exercícios
- atendimento na instituição
- atendimento no pólo
- instituição
- pólo de apoio presencial

Foram entrevistados, 16.200 (dezesseis mil e duzentos) alunos de graduação a distancia matriculados em 67 instituições de ensino superior que até maio de 2011. Os alunos expressaram sua opinião de acordo com o grau de satisfação percebido no curso que realiza, escolhendo uma das cinco opções dispostas no questionário:

1- completamente insatisfatório;
2- insatisfatório;
3- regular;
4- satisfatório;
5- plenamente satisfatório.


RESULTADO


AS MELHORES AVALIADAS IES DE EAD NO BRASIL

AIEC
5
CEUCLAR
5
CESUMAR
5
FGV ONLINE
5
PUC
5
UNIASSELVI
5
UNISEB
5
UNINTER
5
UNISUL
5
UNIV. METODISTA-SP
5
UNOPAR
5

AS PIORES AVALIADAS IES DE EAD NO BRASIL

FAPI
2
FTC
2
UNAR
2
UCB
2
UNICID
2
UNIMES
2
UNIP
2
ULBRA
1

Fonte: ABE-EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário